À partir de 21 de Abril, entrará em vigor uma atualização no algorítimo de buscas do Google.
Sites e lojas virtuais sem layout responsivo ou uma versão mobile, deverão apresentar queda significativa no ranking e com isso haverão grandes mudanças nos resultados apresentados atualmente nos dispositivos móveis.
A informação é oficial e está no Blog do Google Webmasters, para conferir o conteúdo, clique aqui.
“A partir de 21 de abril, estaremos expandindo o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”, informou o Google no post sobre a novidade.
Existem duas formas de tornar o conteúdo adequado para dispositivos móveis como celulares, tablets, etc.
Responsividade
O site é completamente adaptado para que fique adequado para visualização. É possível e pode ser necessário ocultar ou ainda trocar determinados elementos do site conforme o tamanho da tela.
Versão Mobile
Quando é detectado acesso à partir de um dispositivo móvel, o visitante é redirecionado para uma outra versão do site, adequada ao tamanho da tela.
Deixar o site com layout responsivo é a melhor forma de tornar o conteúdo mais relevante para o Google.
Confira na tabela abaixo, disponível na página do Google Developers.
No caso de Exibição Dinâmica, o layout do site é carregado de forma diferente de acordo com o dispositivo que está sendo feito o acesso. Além de menor relevância para o Google, esse método pode apresentar diferenças em navegadores já que alguns elementos são interpretados de formas diferentes por eles.
Acesso mobile não é tendência, é fato mais que consolidado
Ainda precisamos de números para demonstrar que o uso da internet em dispositivos móveis está a cada dia ultrapassando o acesso por computadores desktop? Caso você tenha passado pelo menos os últimos três anos em Marte, cito alguns números importantes:
2013 – Pesquisa do Ibope Media revela que 52 milhões de pessoas têm acesso à internet pelo celular (fonte).
2014 – Pesquisa divulgada pelo CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento Sociedade da Informação) revela que “número de brasileiros que usa a internet pelo celular cresce 106% em dois anos” (fonte).
2015 – Estudo da Vivera Mobile aponta que “smartphones dominam acesso à internet no País” (fonte).
Outro dado mais recente foi o levantamento realizado pela Conversion, mostrando que um em cada cinco visitantes de lojas virtuais utiliza celulares e tablets. Estima-se que, até o final deste ano, o comércio eletrônico fature pelo menos R$ 11,1 bilhões apenas em compras efetuadas por dispositivos móveis. Somente em 2014, 10% das vendas pela internet foram realizadas a partir deles, um aumento de mais de 200% em relação ao último ano.
Como vimos, o acesso ao conteúdo por meio de celulares e tablets não é mais uma tendência há pelo menos três anos, mas trata-se de um comportamento bastante consolidado que vem se desenvolvendo cada vez mais. Se há 10 ou 15 anos poderíamos dizer que quem não possuísse um site estava fora do mercado, afirmamos hoje que quem não possui um site mobile não só está perdendo dinheiro, como está perdendo competitividade.
Fontes: